Buscar
  • Ana Carolina Sulzbach

Você conhece a história dos brincos?

Nosso segundo blog post é referente à história dos brincos. E porque contamos esta história? Porque tem tudo a ver com a história da Ju, idealizadora da Haathee, que tem uma história muito bacana com os brincos. Ela fez o seu primeiro furo aos 40 anos, especialmente para usar o seu primeiro brinco em sua cerimônia de casamento. Antes disso ela só usava brincos de pressão (sem graça rsrsrs…) então quando ela foi casar uma amiga perguntou: “e que brinco você vai usar nesse dia tão especial?”. Então a Ju correu para a farmácia furar. Curioso, não?

Bem, vamos à história….


A História dos brincos

Desde 2.500 a.C já haviam pessoas usando esse adorno. Antigamente, os brincos poderiam ser considerados como exclusividade masculina e curiosamente, acontece que o brinco mais antigo encontrado e documentado pertenceu a um homem! Ele era um rei sumério que governava a cidade-estado de Ur (no atual Iraque). Há relatos de que primeira função dos brincos era espantar espíritos malignos. Naquela época acreditava-se que espíritos entravam nos corpos pelos orifícios. Criou-se então, um acessório para cobrir o orifício da orelha. Além disso, esse pequeno acessório também estava associado a piratas, que, segundo historiadores, o uso de brincos por um pirata significava que ele havia dado a volta ao mundo, ou pelo menos atravessado a Linha do Equador.

Na Ásia e no Oriente Médio, onde estão os primeiros registros, os brincos eram usados pela nobreza, para indicar uma posição social. Algumas imagens, esculpidas nas paredes e muros remanescentes da Pérsia Antiga, nos revelam que essa prática também era muito comum entre os soldados desse império. As estátuas egípcias costumavam retratar seus amados gatos, que também usavam brincos de argola para lembrar sua santidade. As mulheres da Europa, entre meados do século XIV e o fim do século XVI, gostavam de usar pérolas grandes e irregulares dos mares do sul, as chamadas pérolas barrocas.

A Ju nos contou a história dos Vikings, que - segundo o seu acupunturista - usavam os brincos para enxergar mais longe.


Você já ouviu alguma história curiosa ou similar com os acessórios? Conte para gente nos comentários! Vamos adorar!

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Dicas de como usar brinco de segundo furo

O brinco de segundo furo é cada vez mais comum entre as mulheres, e parece ser uma tendência que veio para ficar. Além de ser um acessório muito charmoso, é possível criar combinações bastante origina